Coelhinho Sai da Toca
Objetivo:Desenvolver na criança a noção de espaço e respeito aos colegas
Material: arcos, bambolês
Duração: : enquanto as crianças estiverem concentradas na brincadeira ;
Faixa Etária: crianças de 3-6 anos
Objetivo:Desenvolver na criança a noção de espaço e respeito aos colegas
Material: arcos, bambolês
Duração: : enquanto as crianças estiverem concentradas na brincadeira ;
Faixa Etária: crianças de 3-6 anos
Parte Prática:
Os arcos ou bambolês deveram ser espalhados pela área onde se desenvolverá a brancadeira (quadra poliesportiva, campo de futebol, pátio, etc), sem um arco a menos que o n° de participantes.
Ao sinal " coelhinho sai da toca" que é dado pelo paticipante que não tem nenhum arco, os demais e também a criança que deu o sinal deveram procurar um novo arco, ou seja, uma nova toca.
Os arcos ou bambolês deveram ser espalhados pela área onde se desenvolverá a brancadeira (quadra poliesportiva, campo de futebol, pátio, etc), sem um arco a menos que o n° de participantes.
Ao sinal " coelhinho sai da toca" que é dado pelo paticipante que não tem nenhum arco, os demais e também a criança que deu o sinal deveram procurar um novo arco, ou seja, uma nova toca.
Objetivo: vivenciar
a habilidade básica correr, através de uma atividade lúdica.
Duração: variável
Material: Quadra ou qualquer espaço em que se possa correr livremente
Faixa Etária: 7 a 9 anos
Parte Prática:
Um dos alunos deverá ser o escolhido para ser o pega. Este ficará em uma das extremidades da quadra e o restante na outra extremidade. O pega antes de sair para pegar outros colegas gritará: "-Lá vou eu" e o restante da turma responderá:"-Fuji-fuji". Neste instante o pega correrá para a outra extremidade da quadra a fim de pegar o maior número de colegas possível. O restante da turma também corre para a outra extremidade tentando fugir.Todos os que forem pegos ajudarão o primeiro pega na próxima rodada a também pegar o maior número de colegas possível até sobrar apenas um. .
Duração: variável
Material: Quadra ou qualquer espaço em que se possa correr livremente
Faixa Etária: 7 a 9 anos
Parte Prática:
Um dos alunos deverá ser o escolhido para ser o pega. Este ficará em uma das extremidades da quadra e o restante na outra extremidade. O pega antes de sair para pegar outros colegas gritará: "-Lá vou eu" e o restante da turma responderá:"-Fuji-fuji". Neste instante o pega correrá para a outra extremidade da quadra a fim de pegar o maior número de colegas possível. O restante da turma também corre para a outra extremidade tentando fugir.Todos os que forem pegos ajudarão o primeiro pega na próxima rodada a também pegar o maior número de colegas possível até sobrar apenas um. .
Objetivo:
produzir desenibição e interação
Duração: enquanto existirem participantes
Material: -
Faixa Etária: todas (0 'a 100)
Duração: enquanto existirem participantes
Material: -
Faixa Etária: todas (0 'a 100)
Parte Prática:
Música que deve ser cantada durante a atividade:
Esta é a estória da serpente que desceu do Morro para procurar o pedacinho do seu rabo, e você também é um pedacinho do meu rabã ã ão ã ã ão
Inicia-se com o puxador, e os participantes vão juntando-se atraves dele, mas com uma condição que passem por baixo das pernas do primeiro, e o segundo dos dois o terceiro dos três e assim sucessivamente. No final forma-se um círculo cantando a música com o rabo partindo-se.
Música que deve ser cantada durante a atividade:
Esta é a estória da serpente que desceu do Morro para procurar o pedacinho do seu rabo, e você também é um pedacinho do meu rabã ã ão ã ã ão
Inicia-se com o puxador, e os participantes vão juntando-se atraves dele, mas com uma condição que passem por baixo das pernas do primeiro, e o segundo dos dois o terceiro dos três e assim sucessivamente. No final forma-se um círculo cantando a música com o rabo partindo-se.
Comentários:
tem que passar por baixo das pernas
Os Bonecos
Objetivo: desenvolver a percepção visual de semelhanças e diferenças
Material: as próprias crianças
Posição: algumas crianças serão bonecos e ficarão em frente à turma.
Desenvolvimento: pedir aos alunos, que foram escolhidos ou se oferecerem para serem bonecos, para que façam uma pose ou mímica. Esta deverá ser a mesma para todos, com exceção de uma, que apresentará uma pequena diferença. Ex.: se todos os alunos estiverem com os braços para cima, um deles manterá o braço para baixo. Enquanto os bonecos se posicionam, as demais crianças devem permanecer de olhos fechados. Em seguida, solicitar aos alunos que abram os olhos e descubram qual o boneco que está diferente.
Observação: fazer com que os bonecos criem a mímica ou escolham, à vontade, a posição que desejarem.
Dança Sobre Jornais
Objetivos: exercitar a motricidade e descarregar, indiretamente, a agressividade.
Material: uma folha de jornal para cada criança.
Posição: participantes organizados em linha, isto é, lado a lado.
Desenvolvimento: perto de cada criança, será colocada uma folha de jornal. Dado um sinal, todas as crianças dançarão sobre a folha de jornal, até destruí-la. Os movimentos com os pés deverão ser variados; ora crianças pularão, ora dançarão, etc., de acordo com a criatividade de cada um.
Observação: o jornal será rasgado pelo pisoteamento excessivo sobre ele, e não de propósito
Somos eternas crianças
Objetivo: divertir enquanto malha;
Duração: 30 min;
Material: sala de ginástica e músicas infantis;
Faixa Etária: livre
Duração: 30 min;
Material: sala de ginástica e músicas infantis;
Faixa Etária: livre
Parte Prática:
Aconselho usar as músicas (Ms) do Cd "Xuxa só para baixinhos" pois nela encontramos músicas com vários ritmos. Ah,usaremos a música "Vamo Pular" de Sandy e Junior"
Bem, iniciamos a aula alongando (M:Esticar), logo após faremos uma mistura com as músicas (as coreografias ficam por conta da criatividade ou vc encontrará no video Xuxa Só Para Baixinhos) e para finalizar, faremos um relaxamento (M:Feche os olhos).
Esta é a sequência de músicas para uma aula divertida: Vamo Pular, Rampapa mão, Dançando com o Tchutchucao, Batatinha bem quentinha, shake, tchubidu, Dois peixinhos, Bate a mão bate o pé, chefinho mandou..
Aconselho usar as músicas (Ms) do Cd "Xuxa só para baixinhos" pois nela encontramos músicas com vários ritmos. Ah,usaremos a música "Vamo Pular" de Sandy e Junior"
Bem, iniciamos a aula alongando (M:Esticar), logo após faremos uma mistura com as músicas (as coreografias ficam por conta da criatividade ou vc encontrará no video Xuxa Só Para Baixinhos) e para finalizar, faremos um relaxamento (M:Feche os olhos).
Esta é a sequência de músicas para uma aula divertida: Vamo Pular, Rampapa mão, Dançando com o Tchutchucao, Batatinha bem quentinha, shake, tchubidu, Dois peixinhos, Bate a mão bate o pé, chefinho mandou..
Recração para 1a série
Objetivo:
lateralidade;
Duração: 45 min;
Material: uma corda, um bambolês, folhas de jornais e quadra.
Faixa Etária: Primeira Série
Duração: 45 min;
Material: uma corda, um bambolês, folhas de jornais e quadra.
Faixa Etária: Primeira Série
Parte Prática:
Objetivos específicos:
1. Ampliar sua capacidade de estratégia;
2. Interagir com seu colega de dupla;
3. Melhorar sua capacidade de direção, espaço e sua dominância com ambos os lados.
Objetivos específicos:
1. Ampliar sua capacidade de estratégia;
2. Interagir com seu colega de dupla;
3. Melhorar sua capacidade de direção, espaço e sua dominância com ambos os lados.
Aquecimento:
Cada aluno com uma folha de jornal, faz um rabo e coloca preso a sua calça. Todos dispostos pela quadra quem tiver mais rabos na sua mão será o ganhador.
Cada aluno com uma folha de jornal, faz um rabo e coloca preso a sua calça. Todos dispostos pela quadra quem tiver mais rabos na sua mão será o ganhador.
Parte principal:
Cada um faz uma bolinha com uma folha de jornal:
- brincar a vontade:
- dois a dois um faz cesta com seus braços e o outro arremessa a bolinha tentando acertar na cesta. Primeiro com a mão direita e depois com a mão esquerda.
- Dois a dois um joga a bolinha para outro pegar uma vez com a mão direita e outra vez com a mão esquerda.
- Um bambolê preso a trave os alunos a cerca de cinco metros tentam acertar dentro do bambolê com a mão direita e com a mão esquerda.
- Cerca de cinco metros tentam acertar na bola de basquete.
Cada um faz uma bolinha com uma folha de jornal:
- brincar a vontade:
- dois a dois um faz cesta com seus braços e o outro arremessa a bolinha tentando acertar na cesta. Primeiro com a mão direita e depois com a mão esquerda.
- Dois a dois um joga a bolinha para outro pegar uma vez com a mão direita e outra vez com a mão esquerda.
- Um bambolê preso a trave os alunos a cerca de cinco metros tentam acertar dentro do bambolê com a mão direita e com a mão esquerda.
- Cerca de cinco metros tentam acertar na bola de basquete.
Volta à calma:
Cantar a seguinte música: Tuti, tututi, tututi, tuaua;
Cantar a seguinte música: Tuti, tututi, tututi, tuaua;
Com os cotovelos flexionados. As mãos frente a seu corpo,
altura mais ou menos na última costela. Palma da mão voltada para outra. Só as
pontas dos dedos da mão direita voltadas para o lado esquerdo e as pontas dos
dedos esquerdos voltados para o lado direito.
Ao cantar a música as mão devem estar bem pertinho
movimentado conforme o ritmo da música. Vai repetindo a música e a cada
repetição aumenta a distância das mãos até não conseguir mais.
Canta a música e faz os movimentos das mãos cada vez que
aumenta a distância aumenta o tom de voz (Quando estiver palmas das juntas bem
baixinho, quando estiver com bastante distância bem alto).
Cantar a música hora com as palmas das mãos bem perto, para
cantar baixinho, já no outro momento bem distanciado para o som sair bem alto.
E vice-versa.
Recreação na educação infantil
Objetivo:
brincar sem atrapalhar os estudos.
Duração: 40 min;
Material: quadra
Faixa Etária: 05 e 06 anos
Aproveitamento: para atividade física na educação infantil
Duração: 40 min;
Material: quadra
Faixa Etária: 05 e 06 anos
Aproveitamento: para atividade física na educação infantil
Parte Prática:
As crianças nessa faixa etária estão em processo de alfabetização, por esse motivo, a Educação F ísica só tem a contribuir para adequarmos a seguinte brincadeira:
Na quadra ou no ginásio riscaremos as vogais no chão em letra cursiva ou seja letra de"mão" e pediremos que as crianças em fila andem sobre as linhas da letra e ao mesmo tempo podemos fazer muitas variantes como por exemplo: para frente, para trás, de lado, de costas, saltitando, saltando, etc... Com esses exercícios estaremos ao mesmo tempo trabalhando tanto a coordenação fina quanto a lateralidade, espaço corporal, visualização e outros desenvolvimentos motores.
As crianças nessa faixa etária estão em processo de alfabetização, por esse motivo, a Educação F ísica só tem a contribuir para adequarmos a seguinte brincadeira:
Na quadra ou no ginásio riscaremos as vogais no chão em letra cursiva ou seja letra de"mão" e pediremos que as crianças em fila andem sobre as linhas da letra e ao mesmo tempo podemos fazer muitas variantes como por exemplo: para frente, para trás, de lado, de costas, saltitando, saltando, etc... Com esses exercícios estaremos ao mesmo tempo trabalhando tanto a coordenação fina quanto a lateralidade, espaço corporal, visualização e outros desenvolvimentos motores.
OBS: podemos escrever varioa números e
letras e pedir para as crianças reconhecerem...
PEGADOR SÔ LOBO
Uma criança é escolhida para ser o lobo e se esconde. As demais dão as mãos e caminham em sua direção, enquanto cantam:_ Vamos passear na avenida, enquanto o sô lobo está aí? !
Chegando perto da suposta casa, a criança que está fazendo o papel do sô lobo responde que ele está ocupado, tomando banho, enxugando-se, vestindo-se, com quiser inventar. As crianças se distanciam e depois voltam fazendo a mesma pergunta e recebendo respostas semelhantes. A brincadeira se repete até que, numa dada vez, sô lobo, já pronto, sem responder nada, sai correndo atrás das outras crianças. A que for pêga, passa a ser o sô lobo na próxima vez.
REINO DOS SACIS
Num canto do terreno, marca-se o "palácio", onde fica um jogador, o "saci-rei". Os demais "sacis" dispersam-se à vontade pelo campo.
Ao sinal de início, os sacis dirigem-se, pulando num pé só, ao palácio real, para provocar o rei. De repente, este anuncia: "_O rei está zangado!", saindo a perseguí-los, também aos pulos. Ele mesmo conduz ao palácio o primeiro que pega e o nomeia seu "ajudante". A brincqdeira recomeça, tal como antes, saindo agora os dois, após novo aviso, em perseguição aos demais e assim por diante. O último apanhado será o novo rei, na repetição do jogo. Ninguém pode apoiar os dois pés no chão, sob pena de ser aprisionado, exceto nos seguintes casos: a) quando o jogador estiver dentro do palácio; b) quando o jogador estiver cansado, devendo, porém, ficar parado num mesmo lugar, ocasião em que poderá ser apanhado. O jogador aprisionado ficará dentro do palácio, até outro ser preso, só então podendo voltar ao lugar onde estava antes.
Num canto do terreno, marca-se o "palácio", onde fica um jogador, o "saci-rei". Os demais "sacis" dispersam-se à vontade pelo campo.
Ao sinal de início, os sacis dirigem-se, pulando num pé só, ao palácio real, para provocar o rei. De repente, este anuncia: "_O rei está zangado!", saindo a perseguí-los, também aos pulos. Ele mesmo conduz ao palácio o primeiro que pega e o nomeia seu "ajudante". A brincqdeira recomeça, tal como antes, saindo agora os dois, após novo aviso, em perseguição aos demais e assim por diante. O último apanhado será o novo rei, na repetição do jogo. Ninguém pode apoiar os dois pés no chão, sob pena de ser aprisionado, exceto nos seguintes casos: a) quando o jogador estiver dentro do palácio; b) quando o jogador estiver cansado, devendo, porém, ficar parado num mesmo lugar, ocasião em que poderá ser apanhado. O jogador aprisionado ficará dentro do palácio, até outro ser preso, só então podendo voltar ao lugar onde estava antes.

Formar colunas de mais ou menos oito elementos, cada um segurando na cintura do companheiro da frente.
O primeiro jogador tenta pegar o último da coluna, que procura se desviar para não ser pego. Se conseguir, o primeiro jogador da coluna troca de lugar com o último.
LÁ VEM O RATO
As crianças ficam em círculo e uma outra permanece no centro, segurando uma corda (cordel) em cuja extremidade prende-se um peso que será o "rato". Ao início do jogo, a criança do centro deve girar a corda junto aos pés dos participantes que devem pular não deixando que o rato os toque.
A criança deve deixar o rato pegá-la, é afastada do jogo. O jogo terminará quando só restar uma criança no círculo, a que será a vencedora.
As crianças ficam em círculo e uma outra permanece no centro, segurando uma corda (cordel) em cuja extremidade prende-se um peso que será o "rato". Ao início do jogo, a criança do centro deve girar a corda junto aos pés dos participantes que devem pular não deixando que o rato os toque.
A criança deve deixar o rato pegá-la, é afastada do jogo. O jogo terminará quando só restar uma criança no círculo, a que será a vencedora.
PANELINHA
Esta brincadeira, é uma espécie de concurso de "sisudez". As crianças se espalham à vontade, e uma, que é o "mestre", cantarola:
Esta brincadeira, é uma espécie de concurso de "sisudez". As crianças se espalham à vontade, e uma, que é o "mestre", cantarola:
Fon-fin, fon-fá, Panelinha, panelá! Quem ri e falá, Come
tudo quanto há... Fechou a rosca.
Com isso ficam todas em silêncio, e procurando fazer as
caras mais sérias do mundo, até que uma das crianças, não se aguentando mais,
fala ou cai na risada. O "mestre" aponta-lhe um dedo acusador e
grita: - Comeu!
A criança apontada retira-se do brinquedo, que se repete desde o início, e assim sucessivamente. A última a se retirar, portanto a que mais tempo se mantém silenciosa, é aclamada vencedora, e será o "mestre", no caso da repetição.
O trem do Seu Matias
A criança apontada retira-se do brinquedo, que se repete desde o início, e assim sucessivamente. A última a se retirar, portanto a que mais tempo se mantém silenciosa, é aclamada vencedora, e será o "mestre", no caso da repetição.
O trem do Seu Matias
Objetivo:
Desenvolver o conhecimento do corpo, e expressão corporal
Duração:
Material:
Faixa Etária:
Aproveitamento: Aquecimento
Duração:
Material:
Faixa Etária:
Aproveitamento: Aquecimento
Em círculo, o professor canta:
_Você conhece Seu Matias o rapaz que o trem pegou?
E os alunos respondem:
_Não senhor, não conhecemos, mas queremos conhecer.
Então o professor canta:
_Coitadinho do seu Matias que pegou uma pneumonia e ficou com o braço assim. Então o professor entorta o braço e os alunos o seguem.
A cada repetição da música o professor entorta uma parte do corpo.
A última deve ser a lingua para o jogo ficar engraçado.
_Você conhece Seu Matias o rapaz que o trem pegou?
E os alunos respondem:
_Não senhor, não conhecemos, mas queremos conhecer.
Então o professor canta:
_Coitadinho do seu Matias que pegou uma pneumonia e ficou com o braço assim. Então o professor entorta o braço e os alunos o seguem.
A cada repetição da música o professor entorta uma parte do corpo.
A última deve ser a lingua para o jogo ficar engraçado.
Dança do Lambalu
Objetivo:
integração do grupo
Duração: 5 min
Material: Nenhum
Faixa Etária: Todas
Em círculo, o professor inicia esta atividade contando uma história, que um amigo que viaja muito, conhece de tudo um pouco foi a Rússia, e lá ele aprendeu uma dança muito legal. Chama-se dança do lambalu.
Posição:- em pé, braços cruzados na frente do corpo. Inicia-se a música, jogando as pernas para frente ora direita ora esquerda. O professor faz a pergunta: _Vocês conhecem a dança do lambalu? - nãoooooooooooooooooooooo "A gente dança o lambalu lambalu, lambalu. A gente dança o lambalu lambalu hei!!! (nesse momento joga os braços para cima). O professor continua fazendo pergunta. _Vocês já dançaram o lambalu? -jaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaá _vocês ja dançaram o lambalu de mãos dadas? -nãooooooooooooooooo (CANTA A MÚSICA) . Pergunta: _vocês ja dançaram o lambalu? -vocês já dançaram o lambalu de mãos dadas? _vocês já dançaram o lambalu com a mão no ombro do companheiro do lado? -nãoooooooooooooooooooo (CANTA A MÚSICA). Pergunta: _Vocês ja dançaram o lambalu? Vocês já dançaram o lambalu de mãos dadas? Vocês já dançaram o lambalu com a mão no ombro do companheiro do lado? _Vocês já dançaram o lambalu com a mão na cintura do companheiro do lado? -nãooooooooooooooooooo. Assim por diante... o professor irá criando as partes do corpo que ele quer.
Duração: 5 min
Material: Nenhum
Faixa Etária: Todas
Em círculo, o professor inicia esta atividade contando uma história, que um amigo que viaja muito, conhece de tudo um pouco foi a Rússia, e lá ele aprendeu uma dança muito legal. Chama-se dança do lambalu.
Posição:- em pé, braços cruzados na frente do corpo. Inicia-se a música, jogando as pernas para frente ora direita ora esquerda. O professor faz a pergunta: _Vocês conhecem a dança do lambalu? - nãoooooooooooooooooooooo "A gente dança o lambalu lambalu, lambalu. A gente dança o lambalu lambalu hei!!! (nesse momento joga os braços para cima). O professor continua fazendo pergunta. _Vocês já dançaram o lambalu? -jaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaá _vocês ja dançaram o lambalu de mãos dadas? -nãooooooooooooooooo (CANTA A MÚSICA) . Pergunta: _vocês ja dançaram o lambalu? -vocês já dançaram o lambalu de mãos dadas? _vocês já dançaram o lambalu com a mão no ombro do companheiro do lado? -nãoooooooooooooooooooo (CANTA A MÚSICA). Pergunta: _Vocês ja dançaram o lambalu? Vocês já dançaram o lambalu de mãos dadas? Vocês já dançaram o lambalu com a mão no ombro do companheiro do lado? _Vocês já dançaram o lambalu com a mão na cintura do companheiro do lado? -nãooooooooooooooooooo. Assim por diante... o professor irá criando as partes do corpo que ele quer.
CAVALO-DE-PAU
COMO FAZER
Desenhe a cabeça do cavalo em um pedaço de E.V.A. e recorte. É
possível substituir esse material por papel cartão. Dobre ao meio, desenhe o olho e faça vários furos,
alinhados, a um dedo de distância da borda. Deixe um espaço sem furar na parte de baixo. Corte
pedaços de 50
centímetros de lã e passe pelos furos. Amarre-os para fechar a cabeça do cavalo e
compor a crina. Faça também um ou dois furinhos para formar o focinho do animal. Encaixe a
cabeça em um cabo de vassoura.
COMO BRINCAR
A criança monta no brinquedo e “cavalga” pela escola. Você pode
organizar uma corrida. Trace no chão uma linha de partida e outra de chegada e dê o sinal de
largada.
Outra sugestão é usar os cavalos nos teatrinhos. Todos, príncipes e
princesas, gostarão de montar em seus belos animais.
Brincando com o corpo SÉRIES INICIAIS
Objetivo:
sociabilização, coordenação motora e conhecimento corporal ;
Duração: 45 minutos
Material: pequenas quadras ou quadra poliesportivas ;
Faixa Etária: 05 a 09 anos
Aproveitamento: Ensino Fundamental
Duração: 45 minutos
Material: pequenas quadras ou quadra poliesportivas ;
Faixa Etária: 05 a 09 anos
Aproveitamento: Ensino Fundamental
Parte Prática:
Parte inicial - aquecimento - duração 10 min: os alunos deverão correr livremente pelo espaço e ao sinal do professor executar as tarefas como sentar, rolar, agachar e ficar em pé.
Parte inicial - aquecimento - duração 10 min: os alunos deverão correr livremente pelo espaço e ao sinal do professor executar as tarefas como sentar, rolar, agachar e ficar em pé.
Segunda parte 25 mim: os alunos ficarão dispostos em um
linha lateral da quadra um ao lado do outro, ao sinal do professor deverão
atravessar para o outro lado saltando de um pé só, logo após voltarão saltando
de uma pé só mas em
dupla. Depois, atravessarão a quadra colocando a mão no pé do
parceiro indo para o outro lado e voltando da mesma forma seguindo assim
joelhos, bumbum, barriga, ombros, cabeça e outras partes do corpo.
Primeiramente individual, depois duplas, trios, e assim por diante até ficarem
em um grande grupo.
Parte final 10 mim: os alunos ficarão dispostos em círculo e
cantarão um brinquedo cantado com a musiquinha "pé de cana é caneta, pé de
bucha e buchecha no sanba da tiririca pimenta, pitanga, pipoca e pita" e
assim até o término da aula.
Objetivo:
lateralidade;
Duração: 45 min;
Material: uma corda, um bambolês, folhas de jornais e quadra.
Faixa Etária: Primeira Série
Duração: 45 min;
Material: uma corda, um bambolês, folhas de jornais e quadra.
Faixa Etária: Primeira Série
.
Aquecimento:
Cada aluno com uma folha de jornal, faz um rabo e coloca preso a sua calça. Todos dispostos pela quadra quem tiver mais rabos na sua mão será o ganhador.
Cada aluno com uma folha de jornal, faz um rabo e coloca preso a sua calça. Todos dispostos pela quadra quem tiver mais rabos na sua mão será o ganhador.
Parte principal:
Cada um faz uma bolinha com uma folha de jornal:
- brincar a vontade:
- dois a dois um faz cesta com seus braços e o outro arremessa a bolinha tentando acertar na cesta. Primeiro com a mão direita e depois com a mão esquerda.
- Dois a dois um joga a bolinha para outro pegar uma vez com a mão direita e outra vez com a mão esquerda.
- Um bambolê preso a trave os alunos a cerca de cinco metros tentam acertar dentro do bambolê com a mão direita e com a mão esquerda.
- Cerca de cinco metros tentam acertar na bola de basquete.
Cada um faz uma bolinha com uma folha de jornal:
- brincar a vontade:
- dois a dois um faz cesta com seus braços e o outro arremessa a bolinha tentando acertar na cesta. Primeiro com a mão direita e depois com a mão esquerda.
- Dois a dois um joga a bolinha para outro pegar uma vez com a mão direita e outra vez com a mão esquerda.
- Um bambolê preso a trave os alunos a cerca de cinco metros tentam acertar dentro do bambolê com a mão direita e com a mão esquerda.
- Cerca de cinco metros tentam acertar na bola de basquete.
Volta à calma:
Cantar a seguinte música: Tuti, tututi, tututi, tuaua;
Cantar a seguinte música: Tuti, tututi, tututi, tuaua;
Com os cotovelos flexionados. As mãos frente a seu corpo,
altura mais ou menos na última costela. Palma da mão voltada para outra. Só as
pontas dos dedos da mão direita voltadas para o lado esquerdo e as pontas dos
dedos esquerdos voltados para o lado direito.
Ao cantar a música as mão devem estar bem pertinho
movimentado conforme o ritmo da música. Vai repetindo a música e a cada
repetição aumenta a distância das mãos até não conseguir mais.
Canta a música e faz os movimentos das mãos cada vez que
aumenta a distância aumenta o tom de voz (Quando estiver palmas das juntas bem
baixinho, quando estiver com bastante distância bem alto).
Cantar a música hora com as palmas das mãos bem perto, para
cantar baixinho, já no outro momento bem distanciado para o som sair bem alto.
E vice-versa.
Recreação na educação infantil
Objetivo:
brincar sem atrapalhar os estudos.
Duração: 40 min;
Material: quadra
Faixa Etária: 05 e 06 anos
Aproveitamento: para atividade física na educação infantil
Duração: 40 min;
Material: quadra
Faixa Etária: 05 e 06 anos
Aproveitamento: para atividade física na educação infantil
Parte Prática:
As crianças nessa faixa etária estão em processo de alfabetização, por esse motivo, a Educação F ísica só tem a contribuir para adequarmos a seguinte brincadeira:
Na quadra ou no ginásio riscaremos as vogais no chão em letra cursiva ou seja letra de"mão" e pediremos que as crianças em fila andem sobre as linhas da letra e ao mesmo tempo podemos fazer muitas variantes como por exemplo: para frente, para trás, de lado, de costas, saltitando, saltando, etc... Com esses exercícios estaremos ao mesmo tempo trabalhando tanto a coordenação fina quanto a lateralidade, espaço corporal, visualização e outros desenvolvimentos motores.
As crianças nessa faixa etária estão em processo de alfabetização, por esse motivo, a Educação F ísica só tem a contribuir para adequarmos a seguinte brincadeira:
Na quadra ou no ginásio riscaremos as vogais no chão em letra cursiva ou seja letra de"mão" e pediremos que as crianças em fila andem sobre as linhas da letra e ao mesmo tempo podemos fazer muitas variantes como por exemplo: para frente, para trás, de lado, de costas, saltitando, saltando, etc... Com esses exercícios estaremos ao mesmo tempo trabalhando tanto a coordenação fina quanto a lateralidade, espaço corporal, visualização e outros desenvolvimentos motores.
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