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quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Nutrição Esportiva - Quer ganhar massa muscular?

      Para quem está preocupado com a definição, manutenção e o aumento dos músculos (hipertrofia muscular) é importante saber que uma alimentação que fornece diariamente de 12 a 15% do valor calórico total em proteínas é suficiente para atender as necessidades de quem pratica atividade física com essa finalidade.
      Os resultados sobre o uso da suplementação com aminoácidos para o aumento de massa muscular assim como seus respectivos efeitos colaterais à longo prazo, são controversos. Por isso, uma alimentação equilibrada, planejada e individualizada que garanta a ingestão de porções adequadas de alimentos fontes de proteínas é o caminho mais saudável, além da prática de exercícios indicados para este fim e orientados por um profissional.
      Os alimentos fontes de proteínas (leite, iogurtes, queijos, carnes, peixes, aves, ovos, feijões, nozes) não devem ser consumidos muito próximos do início e término das atividades físicas, uma vez que têm uma digestão mais lenta e, com isso, provocam o desconforto gástrico.
     Alimentos ricos em proteínas devem ser consumidos distantes dos horários de atividade física e de forma fracionada, ou seja, em várias refeições ao longo do dia, garantindo o melhor aproveitamento dos aminoácidos na recomposição das fibras musculares, manutenção e formação dos músculos.


É importante também não descuidar do consumo de carboidratos na quantidade e horários recomendados. Além de garantir a manutenção do tônus muscular, os carboidratos mantêm os depósitos de glicogênio muscular e hepático sempre repletos e preservam a utilização da proteína como fonte de energia.
      "As informações fornecidas não são individualizadas. Portanto, o nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar um tratamento e/ou acompanhamento nutricional."








Afinal! Chocolate: amigo ou inimigo?

     Uma revisão de vários estudos sobre chocolate realizada por pesquisadores da Universidade da Califórnia e publicada pela American Dietetic Association em fevererio de 2003, mostrou que o chocolate escuro/amargo, feito do cacau puro e sem a adição das gorduras do leite contém alto teor de flavonóides, antioxidantes que reduzem os riscos das doenças cardiovasculares.

       Além disso, o cacau contém um teor considerável de ácido oleico, o mesmo ácido graxo monoinsaturado encontrado no azeite de oliva.
Entretanto... sem exageros! Mesmo tendo "gorduras do bem", o chocolate é composto em grande parte por açúcar e gorduras, fazendo com que tenha uma alta densidade energética.

       Todos esses  benefícios funcionais do chocolate amargo não se aplicam ao chocolate ao leite e nem ao chocolate branco, devido às gorduras saturadas do leite que são acrescentadas no processo de fabricação dos mesmos.

Porque gostamos tanto de chocolate?

        A mistura "mágica" de gordura, açúcar, aroma e textura, faz com que a maioria das pessoas fique "perdidamente apaixonada" por chocolate, desencadeando o "craving" (mecanismo semelhante ao vício).

       Além das características sensoriais únicas que o chocolate desperta, nosso organismo tem mecanismos de auto-defesa e auto-medicação, buscando no chocolate a solução para deficiências nutricionais (falta de magnésio, por exemplo) e desequilíbrios de neurotransmissores que regulam o humor (dopamina e serotonina). A deficiência de magnésio afeta a produção de dopamina, neurotransmissor relacionado à alegria e satisfação e 100 gramas de chocolate fornecem 100 miligramas de Magnésio.

       O "amor incondicional" por chocolate é ainda maior entre as mulheres, nos períodos pré-menstrual e menstrual quando as oscilações hormonais são mais freqüentes.

       Fora tudo isso, o chocolate contém ainda metilxantinas, substâncias psicoativas que atuam como estimuladores do Sistema Nervoso Central e que induzem a um bem estar emocional geral e uma maior sensação de prazer.

      "As informações fornecidas não são individualizadas. Portanto, o nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar um tratamento e/ou acompanhamento nutricional."

Professo: Fabio Rodrigues
FONTE:  Fernandes (2011). 

Afinal como escolher seu personal? PERSONAL TRAINER TEM QUE SER QUALIFICADO.

      Quando um cliente faz a opção em contratar um personal trainer deve tomar certos cuidados para que não se arrependa mais tarde.
      Uma escolha mal feita pode acarretar sérios problemas à saúde, para não falar do prejuízo financeiro.
     A figura do personal trainer tem se popularizado nos últimos anos. Hoje em dia é possível contratar profissionais de alto nível por preços acessíveis. Inicialmente eram contratados por atletas, celebridades ou executivos que não podiam perder tempo freqüentando academias e, ainda, zelavam pela privacidade total..
      Mas os professores de educação física viram nesse mercado uma forma de ganhar autonomia e dinheiro. Só que outros, sem qualificação necessária, perceberam a oportunidade e passaram a oferecer o mesmo serviço.
Por isso, antes de contratar o seu personal trainer, certifique-se de que ele tem formação universitária em educação física, cursos de especialização e verifique suas referências.
      O Procom recomenda colher informações no Conselho Federal de Educação Física, na Associação Brasileira de Personal Trainer, revistas especializadas, academias conceituadas e clínicas medicas.
Feita a avaliação prévia e escolhido o professor, faça um contrato de prestação de serviços, regido pelo Código de Defesa do Consumidor. O documento deve Ter dados pessoais do cliente e do professor (nome, endereço, telefone, CPF, RG), preços, forma de pagamento e reajuste, periodicidade, horários, reposição de aulas, prazo (com data de início e término) e condições para rompimento do contrato.
      "Não se trata de burocratizar, mas o contrato é importante para resguardar responsabilidades", afirma o advogado Gustavo Coelho de Almeida. Guilherme Coelho de Almeida, seu irmão e advogado, concorda: "se houver algum problema de saúde decorrente de exercícios mal direcionados, com o contrato ele prova a relação de consumo e o professor pode ser responsabilizado, indenizando o cliente pelo mal causado."
       Gustavo lembra que, para ter direito à indenização, basta demonstrar o nexo de causalidade entre o agente, o evento e o dano. Caberá ao professor, segundo o advogado, provar que não causou nenhum mal.
Quando do pagamento, é importante também fazer um recibo, assinado pelo personal trainer. Nas papelarias há formulários já prontos.
Como muitos profissionais funcionam só com contrato verbal, o Procom recomenda que sejam guardados folhetos com informações ou material de divulgação para, havendo algum problema, ter respaldo jurídico. Todos os comprovantes de pagamento devem ser guardados.
       Os danos mais comuns à saúde, causados por exercícios mal executados ou excesso de exercícios, são as lesões musculares e nas articulações, além de problemas posturais. Outro problema decorrente da contratação de um mau professor é não conseguir alcançar o resultado esperado. O cliente paga, mas não tem benefícios.
Cabe ainda ao personal trainer, indicar e orientar os equipamentos, calçados e vestuário, adequados à prática esportiva adotada.
Sendo assim, aqui vão algumas sugestões que devem ser lembradas por ambos, cliente e personal:


  O trabalho do personal trainer pode ser direcionado para clientes com bom condicionamento físico, atletas, sedentários, obesos, portadores de problemas físicos, posturais ou cardiovasculares.
  O trabalho é individual. Os exercícios devem visar necessidades específicas de cada um. Não tente copiar o treinamento de outras pessoas.
  Tenha seu (s) objetivo(s) bem definido (s).
Nenhum profissional capacitado promete resultados espetaculares a curto prazo, nem traça objetivos impossíveis de serem atingidos. Nesses casos, a motivação e a expectativa inicial rapidamente se transformam em frustração e desconfiança.
  Os honorários são cobrados por hora, semanal ou mensal. Mas ainda não há uma tabela fixa de preços para esses profissionais.
  É necessário uma avaliação física antes de iniciar qualquer tipo de atividade.
  Quando preencher qualquer ficha informando sobre sua saúde, não esqueça: sinceridade em primeiro lugar!
  Siga corretamente as orientações de seu personal trainer na hora de fazer os exercícios.
  A diferença entre o personal trainer e o instrutor de academias é o numero de informações e dados que o primeiro dispõe a seu respeito.
  O trabalho de um personal trainer é multidisciplinar. Ele age em conjunto com seu médico, nutricionista, psicólogo e outros.
  A pratica do personal training não exige lugar específico.
  Observe se o personal é um ouvinte atento para seus problemas e se ele tem boa capacidade de comunicação. O mais interessante nesse tipo de treinamento é o relacionamento pessoal que estabelece entre o cliente e profissional.
A carga de trabalho deverá ser aumentada gradativamente e de forma específica, criando condições para que se notem os efeitos do exercício.
  A freqüência ideal varia de três a cinco vezes por semana. Em caso de indisponibilidade, pode-se optar por uma atividade moderada que complemente o trabalho. Outra saída é o treinamento prescrito. Isto é, o aluno faz uma ou duas aulas por semana e no restante exercita-se sozinho. Claro que isto vai depender do nível (iniciante, intermediário, avançado) em que o aluno se encontra. Para iniciantes não é muito aconselhável.
  A ansiedade excessiva pode acabar prejudicando um bom treinamento.
Então lembre-se, quando o cliente optar por um trabalho diferenciado e individualizado, certifique através de uma anamenese, exames e avaliações, que tipo de cliente ele é:
Aparentemente saudável, sem fator de risco cardiovascular;
Aparentemente saudável, com fator de risco cardiovascular;
  Portadores de doença cardiovascular.
      Para que você possa fazer um planejamento do condicionamento físico com segurança e respaldo jurídico. Ficando atento a esses detalhes, você será um personal trainer de sucesso . Não esqueça acredite sempre em você e no seu trabalho.

Professor: Fabio Rodrigues
FONTE:Prof. Luiz Antônio Domingues Filho

Conceitos aplicados ao Personal - Afinal Personal Trainer ou Training?

Quem se encaixa nessa oportunidade de negócio?
O profissional de Educação Física especializado na prescrição e acompanhamento de exercícios físicos, responsável pela elaboração do programas de atividades físicas, direcionadas às condições físicas do cliente e às suas expectativas de uma forma individualizada e objetiva.
Afinal Personal Trainer ou Personal Training?
Personal = individual, particular.
Training = treinamento, aprendizado - o serviço.
Trainer = treinador - o profissional.
Personal Trainer - o profissional.
"Treinador pessoal é quem executa o serviço de acompanhamento particular."(Professor Cícero Campelo Neto)
"Profissional graduado e especializado em determinada área da Educação Física, que presta serviços personalizados no intuito de realizar os objetivos do cliente com mais rapidez e segurança".
(Professor André Galvão - 1o. Encontro Centro Oeste de Atividade Física - Brasília - 1997)
"É o profissional de fitness licenciado em Educação Física, qualificado a desenvolver e prescrever programas de treinamento físico individualizado, preferencialmente com conhecimento nas áreas de treinamento desportivo, fisiologia do exercício, anatomia e biomecânica do movimento".
(Personal Training - Uma abordagem metodológica - OLIVEIRA - Editora ATHENEU - 1999 - p. 01)
"Professor de Educação Física, responsável pela elaboração, pela prescrição e pelo acompanhamento de um programa de atividades físicas, definido segundo os objetivos do cliente e de seu quadro de saúde e aptidão física".
(Como montar um Centro de Treinamento Físico Personalizado - Fausto Arantes Porto - SEBRAE - 2000)
Outras denominações para atuação mercadológica:
Vip Trainer - Professor Particular - Preparador Físico - Treinador Particular - Treinador Pessoal - Consultor Físico
Personal Training - o serviço.
"Ação exercida, treinamento pessoal, ou seja é o serviço prestado". (Professor Cícero Campelo Neto).
"O treinamento personalizado é um processo de aplicação e execução de testes e tarefas realizados de maneira sistemática e individualizada, sendo a sua utilização baseada em parâmetros morfológicos, biológicos e psicológicos, bem como no grau de condicionamento físico inicial e no objetivo do aluno, ou atleta.
A organização, a avaliação, a prescrição e a orientação devem ser estruturadas com base em princípios do treinamento desportivo, da biomecânica e da fisiologia do exercício."
(Personal Training & Condicionamento Físico em Academia - NOVAES & VIANNA, Editora SHAPE - 1998 p.5)
"Programa de atividade física personalizado ou individualizado segundo os objetivos do Cliente e de seu quadro de saúde e de aptidão física".
(Como montar um Centro de Treinamento Físico Personalizado - Fausto Arantes Porto - SEBRAE - 2000)

Ficha Técnica:

Tipo de Negócio: Personal Training (Treinamento personalizado)

Setor de Atividade: Terciário.

Ramo de Atividade: Prestação de serviços.

Serviço: Avaliação, planejamento, prescrição, orientação, acompanhamento e assessoria de programas de atividade física.
Análise dos Riscos: Os riscos são médios, pois todo sucesso de um personal trainer ou centro de personal training, está direcionado à conquista e manutenção da clientela. Por ter uma exigência de qualidade muito mais elevada, o diferencial nesse mercado vem da especialização do profissional, da excelência no atendimento à clientela e do nível dos recursos de tecnologia e instrumentos e equipamentos utilizados.

Formas de Implementação:

Como autônomo

Como empregado

Como empresário ou empreendedor
Para uma melhor conceituação é bem pertinente a observação da resolução número 46 de fevereiro de 2002 do CONFEF, que definiu as competências do "profissional" de Educação Física em sua atuação profissional e os conceitos e intervenções necessários na implementação do "Personal Training" :

Quem é o profissional de Educação Física?
"O Profissional de Educação Física é especialista em atividades físicas, nas suas diversas manifestações - ginásticas, exercícios físicos, desportos, jogos, lutas, capoeira, artes marciais, danças, atividades rítmicas, expressivas e acrobáticas, musculação, lazer, recreação, reabilitação, ergonomia, relaxamento corporal, ioga, exercícios compensatórios à atividade laboral e do cotidiano e outras práticas corporais, tendo como propósito prestar serviços que favoreçam o desenvolvimento da educação e da saúde, contribuindo para a capacitação e/ou restabelecimento de níveis adequados de desempenho e condicionamento fisiocorporal dos seus beneficiários, visando à consecução do bem-estar e da qualidade de vida, da consciência, da expressão e estética do movimento, da prevenção de doenças, de acidentes, de problemas posturais, da compensação de distúrbios funcionais, contribuindo ainda, para a consecução da autonomia, da auto-estima, da cooperação, da solidariedade, da integração, da". Cidadania, das relações sociais e a preservação do meio ambiente, observados os preceitos de responsabilidade, segurança, qualidade técnica e ética no atendimento individual e coletivo."

Como atua em sua intervenção profissional?
"A Intervenção Profissional é a aplicação dos conhecimentos científicos, pedagógicos e técnicos, sobre a atividade física, com responsabilidade ética".
A intervenção dos Profissionais de Educação Física é dirigida a indivíduos e/ou grupos-alvo, de diferentes faixas etárias, portadores de diferentes condições corporais e/ou com necessidades de atendimentos especiais e desenvolve-se de forma individualizada e/ou em equipe multiprofissional, podendo, para isso, considerar e/ou solicitar avaliação de outros profissionais, prestar assessoria e consultoria.
O Profissional de Educação Física utiliza diagnóstico, define procedimentos, ministra, orienta, desenvolve, identifica, planeja, coordena, supervisiona, leciona, assessora, organiza, dirige e avalia as atividades físicas, desportivas e similares, sendo especialista no conhecimento da atividade física/motricidade humana nas suas diversas manifestações e objetivos, de modo a atender às diferentes expressões do movimento humano presentes na sociedade, considerando o contexto social e histórico-cultural, as características regionais e os distintos interesses e necessidades, com competências e capacidades de identificar, planejar, programar, coordenar, supervisionar, assessorar, organizar, lecionar, desenvolver, dirigir, dinamizar, executar e avaliar serviços, programas, planos e projetos, bem como, realizar auditorias, consultorias, treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares, informes técnicos, científicos e pedagógicos, todos nas áreas das atividades físicas, do desporto e afins.
O Profissional de Educação Física, pela natureza e características da profissão que exerce, deve ser devidamente registrado no Sistema CONFEF/CREFs - Conselho Federal/Conselhos Regionais de Educação Física, possuidor da Cédula de Identidade Profissional, sendo interventor nas diferentes dimensões de seu campo de atuação profissional, o que supõe pleno domínio do conhecimento da Educação Física (conhecimento científico, técnico e pedagógico), comprometido com a produção, difusão e socialização desse conhecimento a partir de uma atitude crítico-reflexiva."

Como é seu exercício profissional?
"O Profissional de Educação Física exerce suas atividades por meio de intervenções, legitimadas por diagnósticos, utilizando-se de métodos e técnicas específicas, de consulta, de avaliação, de prescrição e de orientação de sessões de atividades físicas e intelectivas, com fins educacionais, recreacionais, de treinamento e de promoção da saúde, observando a Legislação pertinente e o Código de Ética Profissional e, sujeito à fiscalização em suas intervenções no exercício profissional pelo Sistema CONFEF/CREFs"
Em seu conteúdo a resolução traz as definições aplicáveis e necessários ao esclarecimento desse profissional, seu serviços e como atua de forma especifica em cada uma de suas rotinas e procedimentos:
Treinamento Desportivo - Intervenção: Identificar, diagnosticar, planejar, organizar, dirigir, supervisionar, executar, programar, ministrar, prescrever, desenvolver, coordenar, orientar, avaliar e aplicar métodos e técnicas de aprendizagem, aperfeiçoamento, orientação e treinamento técnico e tático, de modalidades desportivas, na área formal e não formal.
Preparação Física - Intervenção: Diagnosticar, planejar, organizar, supervisionar, coordenar, executar, dirigir, programar, ministrar, desenvolver, prescrever, orientar e aplicar métodos e técnicas de avaliação, prescrição e orientação de atividades físicas, objetivando promover, otimizar, reabilitar, maximizar e aprimorar o funcionamento fisiológico orgânico, o condicionamento e o desempenho físico dos praticantes das diversas modalidades esportivas, acrobáticas e artísticas.
Avaliação Física - Intervenção: Diagnosticar, planejar, organizar, supervisionar, coordenar, executar, dirigir, programar, ministrar, desenvolver, prescrever, orientar, identificar necessidades, desenvolver coleta de dados, entrevistas, aplicar métodos e técnicas de medidas e avaliação cineantropométrica, biomecânica, motora, funcional, psicofisiológica e de composição corporal, em laboratórios ou no campo prático de intervenção, com o objetivo de avaliar o condicionamento físico, os componentes funcionais e morfológicos e a execução técnica de movimentos, objetivando orientar, prevenir e reabilitar o condicionamento, o rendimento físico, técnico e artístico dos beneficiários.
Orientação de Atividades Físicas - Intervenção: Diagnosticar, planejar, organizar, supervisionar, coordenar, executar, dirigir, assessorar, dinamizar, programar, desenvolver, prescrever, orientar, avaliar, aplicar métodos e técnicas motoras diversas, aperfeiçoar, orientar e ministrar os exercícios físicos, objetivando promover, otimizar, reabilitar e aprimorar o funcionamento fisiológico orgânico, condicionamento e o desempenho fisiocorporal, orientar para: o bem-estar e o estilo de vida ativo, o lazer, a sociabilização, a educação, a expressão e estética do movimento, a prevenção de doenças, a compensação de distúrbios funcionais, o restabelecimento de capacidades fisiocorporais, a auto-estima, a cidadania, a manutenção das boas condições de vida e da saúde da sociedade.

Professor: Fabio Rodrigues
FONTE: Saúde em Movimento