Missão Organizar as informações relevantes do universo da atividade física, conectando pessoas e gerando conhecimento, conveniência e negócios através da web. DEICHE SEU COMENTÁRIO!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

FRATURAS, COMO PODEM SER PREVENIDAS

Segundo profissionais especializados, a fratura pode ser definida quando há algum tipo de interrupção em alguma parte do osso humano. Várias são as causas que podem originar as fraturas, como por exemplo: movimentos bruscos violentos, quedas ou impactos fortes na estrutura óssea do corpo do indivíduo.

Definição do Problema

Diversos Tipos de PraturasOs especialistas informam que existem diversos tipos de fraturas, sendo que as mais comuns são as dos braços, pés, mãos e pernas. De uma maneira geral, as pessoas que sofreram fratura na coluna, na cabeça ou no pescoço, demandam um atendimento inicial mais criteriosos, devido à gravidade do problema.
fratura-2

Diversos Tipos de Praturas

As fraturas expostas podem ser definidas como aquelas em que o osso fraturado rompe a pele e os músculos do indivíduo, que é um caso mais grave e complexo, pois o ferimento formado pelo rompimento do osso na pele está em contato como meio ambiente, e se não for tratado rapidamente e de maneira adequada, pode resultar em infecções.
Como agir em Caso de FraturaOs especialistas informam que o diagnóstico de uma fratura é bastante simples, pois geralmente a pessoa que quebrou o osso sente uma dor intensa na região somente ao movimentá-la ou tocá-la. Se for confirmado o diagnóstico, a pessoa deve chamar rapidamente uma unidade de saúde móvel, se não tiver condições de ir de automóvel até o hospital.
fratura-3

Como agir em Caso de Fratura

Nesse intervalo de pode tempo, a pessoa pode imobilizar o membro que sofreu a fratura, o segurando bem firme ou utilizando um papelão para fazer uma espécie de calha. Outra maneira de imobilizar é utilizar um lenço, um pedaço de madeira e uma atadura. A finalidade de fazer esse procedimento de imobilização é reduzir a sensação de dor que a pessoa sente com o osso fraturado.
Riscos da Fratura não TratadaOs profissionais especializados em ortopedia alertam para o fato de que as fraturas que não forem tratadas de maneira adequada podem causar sérios problemas à saúde do indivíduo, entre eles: dificuldades no ato de movimentar os membros, deformação óssea, artrose, dor, entre outros. No caso em que a fratura estiver exposta, a pessoa deve imobilizar o membro afetado na posição em que ele se encontra, sem tentar pôr o osso no lugar.
Além disso, deve cobrir a área com um pano higienizado ou, de preferência, esterilizado, para evitar que a ferida entre em contato com microorganismos patogênicos do meio ambiente que poderiam causar uma infecção.
Se o socorro médico demorar a chegar, é aconselhável lavar a área fraturada como soro fisiológico ou água, secando com um pano limpo. Em caso de intenso sangramento, os especialistas orientam que a pessoa faça uma compressão bem firme na região, segurando o membro que foi fraturado na posição contrária ao fluxo sanguíneo da pessoa.
Vale ressaltar que em qualquer caso de fratura, o tratamento inicial é primordial para uma total recuperação.

Professor: Fabio Rodrigues

COMO AMENIZAR A DOR DO TORCICOLO

A dor no pescoço do indivíduo, também conhecida como torcicolo, pode surgir depois de algum traumatismo que a pessoa sofreu, algum movimento brusco, ou mesmo não ter um motivo aparente. De acordo com alguns especialistas, uma compressa feita de gelo, tem um efeito antiinflamatório, que pode trazer algum alívio para a sensação dolorida que a pessoa tem.

Como Ocorre o Torcicolo

Como Amenizar a Dor do Torcicolo
Como Amenizar a Dor do Torcicolo
O torcicolo acontece, de forma súbita, quando a pessoa vira a cabeça e o pescoço trava. Essa situação, limita o movimento, pelo desconforto que se sente, além de causar tensão e uma dor intensa na região cervical, que pode se espalhar por toda a musculatura, dorsal do indivíduo. Um músculo largo e forte, que se localiza na lateral do pescoço do ser humano, e é chamado de esternocleidomastóideo, é o responsável pelo desconforto e a sensação dolorida que o torcicolo provoca.

Causas Prováveis do Problema

Pescoço
Pescoço
Há várias causas, que podem ser apontadas como responsáveis, pelo torcicolo nos indivíduos. O problema pode ser devido a um traumatismo, a um movimento brusco, à uma postura corporal inadequada, ou ainda ocorrer se nenhum motivo aparente. De acordo com especialistas em neurocirurgia, até mesmo a posição de deitar da pessoa, pode causar um torcicolo, por isso, eles alertam para a maneira como as pessoas se deitam, e a escolha do travesseiro, que não deve ser duro ou mole demais, recomendando um tamanho e material adequado, à maneira como cada pessoa dorme.
Sendo que a posição correta do travesseiro, é sempre embaixo da cabeça, e nunca na altura dos ombros, para que haja um alinhamento entre ela e a coluna vertebral.Outro fato, que os especialistas chamam a atenção é para quando o indivíduo, for dormir e deitar de lado, sua orelha deve estar na altura do seu ombro, para que a coluna da pessoa possa estar sempre saudável.

Tratamentos Usados para o Torcicolo

Causas
Causas
Profissionais especializados orientam que o tratamento do torcicolo, deve ser a ingestão de medicamentos pela dor que provoca na pessoa,com remédios à base de analgésico, antiinflamatorio, ou relaxante muscular, e a região afetada não deve ser alongada para não agravar o quadro clínico. Na sequência uma fisioterapia analgésica, com aplicações de calor e gelo é indicada como procedimento terapêutico. A compressa fria , é muito eficaz, já que o gelo tem ação antiinflamatória, e deve durar cerca de vinte minutos, e com um intervalo de sessenta minutos até a proxima aplicação.
Já a compressa feita com água quente, é indicada para relaxar a musculatura do corpo. Após essa fase, é que é aconselhável fazer o alongamento, para fortalecer a musculatura do pescoço, porém se a dor não passar, o indivíduo deve procurar um médico imediatamente, para que haja um exame e uma investigação clínica mais detalhada. Outro método de tratamento, que não envolve medicação, é a técnica de quiropraxia que utiliza as manipulações feitas nas articulações, e vértebras da coluna, devolvendo bem rápido a sua funcionalidade, e proporcionando um efeito analgésico, aliviando a dor da pessoa.

Professor: Fabio Rodrigues
FONTE: http://saude.culturamix.com/comportamento/como-amenizar-a-dor-do-torcicolo