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terça-feira, 4 de outubro de 2011

Outubro - Por que a Educação Física esta na Escola?

Segundo os (PCNs) a luta pode constituir a Educação Física nas escolas
Segundo os (PCNs) a luta pode constituir a Educação Física nas escolas
Geralmente a Educação Física na escola é vista como uma disciplina complementar, como se ela fosse menos importante do que Matemática, História ou Língua Portuguesa. Será que é verdade? É preciso compreender que a Educação Física é uma disciplina obrigatória do currículo escolar e que apresenta características próprias, como veremos a seguir.
O termo Educação Física pressupõe a ideia de controle do corpo ou, ainda, de controle do físico. Educar, desde o século XVII, é uma ação que está intimamente relacionada à disciplina corporal: a separação proposta por Descartes, entre corpo e mente, torna-se base de todo o processo educacional ocidental. Fato bastante visível nas salas de aula: o corpo fica sentado e parado, sem “atrapalhar” o exercício de raciocínio e de aprendizado feito pela mente.
A princípio, a Educação Física, quando inserida no currículo escolar, era tida como um momento para a prática da ginástica, com a finalidade de deixar o corpo saudável. Após muitas reformas na própria ideia de Educação Física, atualmente ela é uma disciplina complexa que deve, ao mesmo tempo, trabalhar as suas próprias especificidades e se inter-relacionar com os outros componentes curriculares. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), documento oficial do Ministério da Educação, a Educação Física na escola deve ser constituída de três blocos:

Jogos, Ginásticas, Esportes e Lutas Atividades rítmicas e expressivas
Conhecimentos sobre o corpo

Segundo o documento, essas três partes são relacionadas entre si e podem ou não ser trabalhadas em uma mesma aula.
O primeiro bloco, “jogos, ginásticas, esportes e lutas”, compreende atividades como ginástica artística, ginástica rítmica, voleibol, basquetebol, salto em altura, natação, capoeira e judô. O segundo bloco abrange atividades relacionadas à expressão corporal, como a dança, por exemplo. Já o terceiro bloco propõe ensinar ao aluno conceitos básicos sobre o próprio corpo, que se estendem desde a noção estrutural anatômica, até a reflexão sobre como as diferentes culturas lidam com esse instrumento.
Se analisarmos uma aula em que o professor trabalha apenas os quatro esportes coletivos (voleibol, basquetebol, futebol e handebol), sob a ótica de uma Educação Física que visa à reflexão do aluno sobre si e sobre a sociedade em que está inserido, logo perceberemos o quão pobre se torna a experiência sobre o corpo nessas aulas. Nesse sentido, é fundamental que a compreensão de si, de sua cultura e de outras culturas seja ampliada, a fim de efetivar a disciplina de Educação Física como um componente curricular educacional.
A Educação Física tem uma vantagem educacional que poucas disciplinas têm: o poder de adequação do conteúdo ao grupo social em que será trabalhada. Esse fato permite uma liberdade de trabalho, bem como uma liberdade de avaliação – do grupo e do indivíduo – por parte do professor, que pode ser bastante benéfica ao processo geral educacional do aluno.

Professor: Fabio Rodrigues
 FONTE: Paula Rondinelli

Pesquisadores descobrem como ativar a gordura 'boa' A gordura marrom, que queima energia, poderia desempenhar um papel importante na luta contra a epidemia de obesidade no mundo.

    Pesquisadores do Joslin Diabetes Center, em Boston, nos Estados Unidos, conseguiram identificar pela primeira vez duas vias moleculares fundamentais para a ativação da gordura marrom, chamada de "gordura boa", no organismo. Como essa gordura leva a um gasto calórico mais elevado, a descoberta pode ser um passo importante na luta contra as epidemias de obesidade e diabetes pelo mundo.
     Publicado no periódico médico Endocrinology, o estudo encontrou dois caminhos que levam à ativação da proteína necdin, responsável por impedir que a gordura marrom cresça. Com essa informação, procurou-se, então, descobrir outros caminhos de ação: seja para inativar ou ativar a necdin pelo estímulo a duas proteínas distintas. "Essa é uma peça muito importante do quebra-cabeça", diz Aaron Cypess, coordenador da pesquisa. "A questão é que temos de aprender a cultivar essas células de gordura marrom.    Há muita informação ainda faltando, mas preenchemos alguns detalhes importantes."
     De acordo com a pesquisa, a descoberta pode ajudar a desenvolver intervenções com o uso da gordura marrom para o tratamento da obesidade e do diabetes. Uma das ideias levantadas seria a de cultivar a gordura marrom em laboratório e transplantá-la para o corpo de pessoas que necessitem dela. Outra, poderia ser o desenvolvimento de drogas que estimulem o crescimento desse tecido no organismo.
Estudos anteriores – A pesquisa é a mais recente de uma série de estudos que vem sendo coordenador por  Aaron Cypess e Yu-Hua Tseng. Em julho, Cypess já demonstrado que a gordura marrom pode ser vista em exames de imagem em cerca de metade das crianças até a puberdade. Depois desse período, ela começaria a desaparecer, de acordo com um estudo publicado no Journal of Pediatrics.
Em 2009, Cypess e sua equipe demonstraram pela primeira vez, em pesquisa no New England Journal of Medicine, que a gordura marrom é ativa em adultos. Anteriormente, se acreditava que a gordura marrom estava presente apenas em bebês e crianças. O estudo, no entanto, mostrou que ela foi encontrada em 5,4% de todos os adultos, com índices mais elevados nas mulheres.
     Um estudo de 2008 publicado na Nature por Tseng descobriu que uma proteína chamada BMP7 podia induzir a formação de gordura marrom. Outra pesquisa recente, de 2011, identificou células precursoras em camundongos que poderiam ser ativadas pela BMP7 e outros indutores para se transformarem em gordura marrom.
     Em relação à pequena porcentagem de pessoas onde a gordura marrom foi detectada no estudo de 2009, Tseng diz que é possível que uma porcentagem muito mais alta de pessoas tenha a gordura marrom – possivelmente todo mundo – mas que ela não foi possível de se detectar porque os aparelhos usados não eram sensíveis o suficiente ou porque ela pode não ter sido ativa na maioria das pessoas. "Gordura marrom queima energia, é um tecido especial. Estes estudos abriram uma nova avenida para o tratamento da obesidade e suas doenças relacionadas", diz Tseng.

Professor: Fabio Rodrigues
FONTE:http://www.educacaofisica.com.br/noticias/pesquisadores-descobrem-como-ativar-a-gordura-boa

Esteira ou rua: o que levar em conta para caminhar ou correr? Acompanhe as principais diferenças de cada uma dessas possibilidades.

Uma dúvida que não quer calar: o que será mais saudável e eficiente? Correr na rua ou na esteira? Muitos profissionais acreditam que, caso o treino seja bem realizado, as esteiras podem ser ótimas aliadas na obtenção dos resultados desejados. Mas há quem goste de correr nas ruas para aliar a boa forma a uma mente saudável, então, vale o gosto e o acompanhamento correto para obter os resultados desejados.
Acompanhe as principais diferenças cada uma dessas modalidades e escolha qual é mais adequada para a sua realidade:

Domínio do ritmo:
Na esteira, basta olhar no painel para acompanhar o ritmo, a velocidade e a distância. Também dá para ajustar a inclinação do terreno, além de criar percursos de acordo com o seu objetivo. É a tecnologia que se adapta aos seu plano de atividade física!
Já nas corrida ao ar livre, é mais difícil controlar o ritmo, a velocidade e a distância percorrida. O ideal é usar sempre um monitor cardíaco, para não extrapolar e garantir uma corrida mais segura. Por outro lado, existe a vantagem de conhecer paisagens e interagir com a natureza.

Impacto sobre a musculatura:
Quanto ao impacto, a esteira é melhor para quem está começando a correr, pois a maioria das máquinas vendidas na atualidade possui sistemas de redução de impacto.
No caso da corrida na rua, os interessados precisam tomar um cuidado especial. Além de comprar um bom tênis. É preciso ficar atento ao piso. Neste sentido, o asfalto é a superfície de maior risco de lesões. A grama e a areia batida são mais seguras, enquanto a areia fofa é indicada se você quer treinos mais pesados.

Movimento exigido:
Como é o chão que se movimenta, a corrida na esteira faz com que o corredor dê um número maior de passadas – com o tempo, há o risco de ter lesões por esforço repetitivo. Isso não acontece na corrida de rua, já que é o praticante que se desloca para frente. Por isso, correr ao ar livre exige mais força muscular, principalmente de coxas e panturrilhas. Isso torna o gasto calórico maior que o da esteira. Mas atenção: nos dois tipos de corrida há o risco de lesão. Tome cuidado e não exija demais do seu corpo.

Influência do vento:
O vento também é um fator importante a ser levado em conta na hora de escolher entre corrida na rua ou na esteira. No caso do equipamento, o vento não interfere, o que deixa a corrida mais confortável. Mas isso também compreende uma desvantagem. Afinal, como a dificuldade imposta pelo vento não existe na corrida na esteira, o corredor fará menos força, gastando menos calorias. Quem corre na rua tem aproveita esse diferencial: a resistência oferecida pelo vento deixa a malhação mais pesada. Com isso, proporciona melhor condicionamento físico.

Tempo e temperatura:
Quem malha em casa ou na academia e usa a esteira não corre o risco de o mau tempo comprometer a atividade. Quando se fala em “projeto verão”, oportunidade para entrar em forma e aproveitar a estação mais quente, esse detalhe é importante, porque chove mais com a aproximação desta época do ano. Além disso, o ideal é posicionar o equipamento em locais com ar condicionado e boa ventilação para não sofrer com o calor.
Os que preferem correr na rua estão sujeitos a temperaturas muito altas ou baixas demais e podem sofrer algum incômodo e ter o rendimento prejudicado. Também há a possibilidade de os dias chuvosos cancelarem o treino.

Hidratação:
No quesito reposição de líquidos, a esteira ganha com folga da corrida convencional. No equipamento, a garrafa de água fica no suporte do aparelho, sempre à mão, o que facilita a hidratação (que é extremamente importante seja qual for o objetivo). Já na corrida de rua, é complicado carregar a garrafinha durante todo o percurso e os praticantes precisam programar um caminho que proporcione essa possibilidade.

Professor: Fabio Rodrigues
FONTE: http://www.educacaofisica.com.br/noticias/esteira-ou-rua-o-que-levar-em-conta-para-caminhar-ou-correr