Missão Organizar as informações relevantes do universo da atividade física, conectando pessoas e gerando conhecimento, conveniência e negócios através da web. DEICHE SEU COMENTÁRIO!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

POR QUE É IMPOSSÍVEL ESPIRRAR DE OLHOS ABERTOS? EFEITOS SOBRE AS ATIVIDADE FÍSICAS

    Você já pensou que sempre quando espira você tende a fechar os olhos?       Pois bem se nunca analisou comece a prestar atenção. Mas afinal por que  isso? O que acontece com nosso corpo quando espiramos ou tossimos?
Tentando responder estas perguntas fomos a literatura para buscar embasamento teórico.
Segundo (VILELA, 2011), Os brônquios e a traquéia são tão sensíveis a um toque leve, que quantidades mínimas de material estranho ou substâncias que causam irritação iniciam o reflexo da tosse. Impulsos nervosos aferentes passam das vias respiratórias (principalmente pelo nervo vago) ao bulbo (medula oblonga), onde uma seqüência automática de eventos é disparada por circuitos neuronais locais, causando os seguintes efeitos:
- inspiração de até 2,5 litros de ar;
- fechamento da epiglote e das cordas vocais para aprisionar o ar no interior dos pulmões;
- contração forte dos músculos abdominais e dos músculos intercostais internos, empurrando o diafragma e provocando aumento rápido de pressão nos pulmões (de 100 mmHg ou mais);
- abertura súbita das cordas vocais e da epiglote e liberação do ar dos pulmões sob alta pressão.
Desta forma, o ar que é expelido de forma explosiva dos pulmões para o exterior se move tão rapidamente que carrega consigo qualquer material estranho que esteja presente nos brônquios e na traquéia.
Quando estiver fazendo sua caminhada, ou corrida deve tomar cuidado pois em simples espiro pode prejudicá-lo, causando ate mesmo um acidente inesperado. Mas por que é impossível espirar de olhos abertos?
Ainda Vilela; Diz que:
Tirando o mito primeiro: não é porque os olhos podem sair da órbita que os fechamos ao espirrar (UFA)!
Quando uma partícula estranha entra no corpo pelas vias nasais, estimula os receptores locais que, por meio do nervo trigêmio (que coordena os movimentos da face), avisam o tronco encefálico que é hora de entrar em ação.
Ao receber a mensagem, o tronco encefálico reage imediatamente à invasão, gerando uma série de impulso motores que contraem o abdômen, o tórax e o diafragma, até chegar ao nervo facial.
Os reflexos que chegam ao nervo facial também desencadeiam movimentos para expulsar a partícula estranha. Essas contrações atingem diversos músculos da face, incluindo o músculo orbicular, que controla o abrir e o fechar dos olhos. Como resultado de todo esse esforço,  fechamos os olhos.

Professor: Fabio Rodrigues
FONTE:Apud, (Vilela, 2011).

Nenhum comentário: